Sexta-feira, 3 de Julho de 2009

O Estado da Nação!

 

 

É lamentável como um debate sobre o Estado da Nação ficou reduzido, na imprensa e opinião pública, ao gesto de Manuel Pinho. Realmente não é admissível que qualquer Ministro tenha uma incorrecção destas perante a Assembleia da República que representa todos os portugueses. Em face deste facto havia a necessidade imperiosa de tirar consequências políticas de tal acto. Foi o que aconteceu e mais uma vez José Sócrates tomou a decisão certa no timing correcto. 


Embora seja incompreensível um Ministro tomar uma atitude imatura e leviana como a que aconteceu, também é verdade que não poderemos esquecer a contribuição positiva do mesmo em várias matérias, como a sua intervenção face à política energética, à falência da Bordalo Pinheiro ou da Quimonda, ou ainda, no que se refere às próprias Minas de Aljustrel que, em última instância, lhe valeram a demissão.


Mas adiante, o caso está falado e não podia deixar de repudiar esta atitude desmedida que prejudica a própria pessoa, o Governo, o PS e principalmente as bases que todos os dias trabalham arduamente na resolução de questões no terreno...


A palavra que mais se falou e ouviu no debate foi o "rasgar" que Manuela Ferreira Leite havia proferido. Não é muito curial que alguém que se quer preparar para o cargo de PM, diga tão somente que, em relação às medidas tomadas pelo actual governo, a única solução é o tal "rasgar" e uma das frases que mais gostei foi a de Alberto Martins quando disse "O PSD está habituado a rasgar as coisas porque não assumem as responsabilidades."

 

Mais uma vez me pergunto se não era bem isto que MFL queria dizer ou se realmente a irresponsabilidade política na devoradora caça ao voto a tem levado a desviar-se sistematicamente da dita "Política de Verdade". É que quando se tem um discurso radical como este, é absolutamente indispensável expor quais são as alternativas, o que é que se pretende fazer, um programa, um folheto, uma brochra que seja ... Mas da parte do PSD continua a ser mais do mesmo: uma elencagem de "nós não fariamos isto e estamos contra", mas nerm uma simples palavra a dizer o que efectivamente fariam... desculpem mas isto não é alternativa mas sim um jorrar de "nãos" vazios e desprovidos de sentido.

 

Há ainda muitas coisas que eu não compreendo na "nova" Manuela Ferreira Leite e na sua inovadora "Política de Verdade" como é o caso escandaloso da "anterior" MFL ter celebrado em 2002 um negócio ruinoso na venda da rede básica de telecomunicações à Portugal Telecom (PT) por 365 milhões de euros, quando o valor contabilístico da mesma era, à época, de 2,3 mil milhões de euros, em nome do desepero pelos 3% de Défice, ou ainda a imcompreensível  venda de 11 mil milhões de euros de créditos fiscais ao Citigroup por 1,75 mil milhões de euros ... enfim!


Fala-se da "Nova Imagem" de Sócrates mas ainda ninguém se lembrou da "plástica" de humildade que a arrogência de MFL sofreu nestes últimos tempos. Sinceramente, uma pessoa que defendia há poucos meses que apenas com a "suspensão da democracia" se poderiam realizar reformas, penso que não merecerá a credibilidade mínima requerida para assumir o Governo. 


Para mim o Estado da Nação é este: Por um lado o Governo tenta fazer compreender aos portugueses a grave crise mundial em que estamos atolados e as medidas anti-crise que tem desenvolvido com grande esforço para suavizar os seus efeitos em Portugal. Por outro lado, a oposição, absolutamente desprovida de ideias, de método e de visão estratégica, atribui, em última instância, a culpa da crise mundial ao nosso Governo (e pessoalmente a José Sócrates).


Carissimos, a verdade é esta, se vamos pelo caminho da retracção no investimento público, como é apanágio do PSD, perdemos irremediavelmente o comboio do desenvolvimento estrutural transfronteiriço e corremos o risco de que Portugal, no seu todo, se transforme numa "região ultra-periférica", sem uma resposta cabal e credível para dar aos portugueses em face da crise financeira e económica.




 

publicado por Ricardo_Barros às 14:12
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. La incompetencia es tanto...

. Eleição Secretário Geral ...

. Incompreensível!

. A Ascensão e Queda de Cav...

. Cavaco Silva: A realidade...

. PSD three men and a shado...

. (In)justiça Vergonhosa

. Saramago diz que bíblia é...

. Vila Viçosa Precisa … Vil...

. Os "Gates" da Campanha da...

.arquivos

. Junho 2013

. Junho 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

.tags

. todas as tags

.links

.Contador

blogs SAPO

.subscrever feeds